CONTOS DE FADAS ORIGINAIS

Há algum tempo, comentaram num grupo sobre os verdadeiros contos de fadas.  Eu nem lembrava mais dessas histórias, pois a versão Disney fixou tanto na minha mente que acabo sempre lembrando delas. Porém é fato que essas histórias não eram tão românticas e inofensivas quando foram escritas.



Lembro-me de algumas que minha avó contava e eu adorava. Sim, adorava! Nunca fui o tipo de criança que gostava de histórias melosas, eu amava histórias sobrenaturais, de aventura, de terror e de mistério. Naquela época (não, não sou uma anciã, kkkkk), antes da internet (isso é inimaginável para alguns), as histórias contadas as crianças não tinham o objetivo de entreter ou de trazer sonhos bons. Elas eram feitas para ensinar uma lição (e nem sempre da maneira mais agradável). Eram histórias para serem contadas em rodas, não na hora de dormir (e nem teria como, dariam pesadelos).


               
                Atribuem essas histórias aos Irmãos Grimm (Jacob e Wilhelm), entretanto, muitas delas faziam parte do folclore europeu de épocas medievais, algumas até histórias verdadeiras que foram passada de geração a geração e como sempre “quem conta um conto, aumenta um ponto”, assim foram até chegar aos nossos dias romantizadas pela Disney.



                Então esqueça tudo que você já leu dos contos infantis, dispa-se de seus pudores e pense que na Idade Média não tinha o conceito de infância como os de hoje.  Crianças eram apenas os bebês, quando saíam dessa fase já podiam trabalhar e aprender a ser adultos. Mas as histórias não eram para entreter as crianças e sim, os adultos. Camponeses, guerreiros, ladrões, nobres, qualquer um que quisesse ouvi-las. Então, os finais não são felizes, porque a vida dessas pessoas geralmente não tinham finais felizes. O mal sempre estava a espreita, esperando por um deslize da vítima.



Lembrem-se que demônios, fantasmas, lobisomens e outros monstros eram seres reais para aquelas pessoas e estavam sempre rondando florestas e estradas. Não havia vampiros apaixonados por mortais ou lobisomens sarados. Eram monstros que desejavam apenas fazer o mal. Entretanto o mal não estava só neles, estava nas pessoas também, por isso toda história tinha um ensinamento que vinha de alguma desgraça acontecida.

Esperava-se que o ouvinte ficasse tão apavorado ou impressionado, que assim evitaria que o mesmo mal caísse sobre si.  Afinal, o mundo era muito perigoso (embora hoje esteja pior)!

A sexualidade também era explorada nessas histórias, algumas falam estupros e pedofilia (esse termo é atual, na época esse tipo de ato não era tido como incomum, apenas se preocupavam com o nome da família cair em desgraça caso alguma menina se envolvesse com um homem). Lembrem-se que estamos falando de outra época com outros conceitos de certo e errado.  Por isso as histórias foram reescritas, para se adaptar aos conceitos morais de atualmente. E continuarão sendo, até (temo eu) o Lobo Mau virar um cachorrinho que precisa de adestramento.



Não me interpretem mal, não estou dizendo que devemos contar as crianças histórias macabras! Mas não podemos deixar que as verdadeiras histórias se percam. Pensando nisso, resolvi procurar os Contos de Fadas Originais e apresentar para aqueles que cresceram com as fábulas da Disney.

Então nos próximos dias, vou contar a vocês os verdadeiros contos de fadas, ou deveríamos chamar de contos de terror.  Então, proponho que vocês os leiam numa madrugada de tempestade, a luz de velas, com o vento uivando na janela e os raios riscando o céu como nossos antepassados da Idade das Trevas.





 
               

               



Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Adoraremos saber sua opinião.
Deixe seu recadinho para nós.
Bjs!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...