[NOTÍCIAS] SPOILERS: AJUDAM OU ATRAPALHAM?



Acabei de ler uma matéria no Blog da Super Interessante. A matéria fala sobre um estudo feito por pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA) demonstrando que quem leu as versões com spoilers gostou mais da obra. E fiquei pensando em quanta polêmica isso gera.

Mas o que exatamente é o spoiler? Spoiler é quando alguém revela fatos de um livro, filme, série ou jogo. O termo vem do vervo “to spoil” que significa estragar. Seria uma forma de chamar alguém de estraga-prazeres.


A maioria das pessoas odeia spoilers, alegando que acaba com o mistério do livro ou com a emoção de se deparar com algum acontecimento emocionante.

Em minha opinião: amo spoilers. Não por preguiça de chegar até o ápice do livro, mas se já sei os principais pontos antes, posso decidir com conhecimento de causa se quero ou não ler. Assim a chance de me decepcionar com uma leitura diminui.

Foi assim que conheci livros maravilhosos da literatura nacional e foi por falta de spoilers que já me decepcionei com livros que viraram febre entre os leitores, mas que para mim não fizeram jus a fama.

Não sou de dar spoilers a menos que a pessoa me peça e acreditem é difícil falar sobre um livro que você amou de paixão sem contar as melhores partes.

Porém quando alguém vem me contar sobre algum livro que leu, eu quero saber tudo e mais um pouco, isso me deixa com muita vontade de ler. Sim, eu sei, não sou normal. Amar spoilers é para poucos.

A questão é que é gosto de cada um e devemos respeitar. No blog evito spoilers. Entretanto, contar algumas curiosidades do livro (que não estraguem as surpresas) são essenciais para atiçar a curiosidade do leitor.

Entretanto, qual é o limite para uma informação ser considerada spoiler? Sim, já sei que contar o final do livro é spoiler (e dos mais terríveis), mas e quando é uma citação ou cena que vai dar origem a trama? Pois é, o que para alguns é apenas citação para outros já é spoilers. E convenhamos num lugar tão amplo de opiniões como a internet, não dá para agradar a todos. Então vale o bom senso de cada um, tanto de quem escreve, quanto de quem lê, afinal o blogueiro pode ser apenas um apaixonado e não um "spoliador" proposital.

E você gosta de receber spoiler? Ou de dar spoilers? Ou você odeia spoilers de qualquer forma? Qual sua opinião? Conte para nós!




Bjs

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Adoraremos saber sua opinião.
Deixe seu recadinho para nós.
Bjs!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...