[RESENHA] VIDA ORGANIZADA - THAIS GODINHO


Quando fui a Bienal do Livro de São Paulo no ano passado, e estava no estande da Editora Gente fiquei sabendo que haveria uma palestra com uma autora, que estava lançando um livro sobre organização. 

Achei o tema muito interessante (principalmente para mim que por mais que arrume nunca consigo encontrar as coisas). A palestrante era a Thais Godinho do Blog Vida Organizada. Além de escritora, a Thais também é blogueira e organizadora profissional.


A palestra foi muito boa e a Thais é uma simpatia de pessoa. Gostei tanto da apresentação  que resolvi comprar o livro. Mas como tantos outros livros vindos da Bienal, esse acabou ficando para a lista do “depois eu leio”. E o depois não chegou.

Este ano decidi fazer várias mudanças na minha vida. A começar por deixar tudo organizado. E, diga-se de passagem, arrumação nem sempre é sinônimo de organização.

Então, peguei o livro Vida Organizada e comecei a lê-lo. Jamais imaginei que iria me apaixonar por organização, mas foi o que a Thais fez comigo. 

“Se você já tentou se organizar, mas não obteve sucesso, este livro é para você. Se você frequentemente se sente sufocado com o excesso de informação que chega pela internet, pelo e-mail ou pelo celular todos os dias, este livro é para você. Se você vive adiando projetos importantes ou deixando de correr atrás dos seus sonhos porque a vida é uma correria tremenda , já deve ter adivinhado: este livro é para você.”

O que a Thais explica é que ser organizado não é uma mágica que acontece de uma hora para outra,  afinal sua vida não virou um caos da noite para o dia. 


Organizar tem de se tornar um hábito, que deve ser reforçado todos os dias e, principalmente, você tem que entender que não vai conseguir por tudo em ordem de uma vez. Além de definir quais são as prioridades na sua vida.

“Organização tem a ver com funcionalidade, não com beleza, aparência, limpeza, arrumação. Ser organizado é criar sistemas que facilitem o dia a dia.”

Não é fácil, mas pode ser feito. Com planejamento e algumas ferramentas para nos auxiliar, podemos colocar nossa vida em ordem. 

Desde que li o livro, comecei a aplicar os conceitos na minha vida como um todo e estou adorando. Atividades que só estavam na minha lista de “quando der tempo eu faço” passaram para a programação semanal.

Fiquei extremamente curiosa para conhecer o método GTD (Getting Thing Done, "fazendo as coisas acontecerem") que a Thais usa. Vou procurar mais livros sobre o assunto. Mas, por enquanto, as dicas da Thais já estão me ajudando muito.

O livro também tem espaços para você fazer seus próprios projetos, listas e começar a "destralhar" sua vida. Assim, além de ler os conceitos também refletimos sobre eles. 

Este será meu manual para 2015. Pois quero ter minha vida organizada para poder realizar meus projetos.





4 comentários

  1. Eu preciso organizar a minha vida, meus projetos e etc. Mas livros como o da Thais não funcionam comigo, já tentei aprender com algumas vlogueiras, métodos de organização e nada... nenhum resultado. Mas quem sabe eu não leio esse livro qualquer dia, porque eu acho que esses livros funcionam com todos menos comigo.
    apenasumaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana!
      Também tenho problemas para seguir a risca tudo o que os livros de organização propõem. Mas o livro da Thais me fez ver que não preciso me tornar uma organizadora profissional da noite para o dia.

      Eu peguei várias dicas dela e adaptei para o meu dia-a-dia. O mais difícil é tornar isso uma rotina. O segredo é ir por etapas, pegue primeiro um hábito para torná-lo rotineiro. Por exemplo, ver os emails duas vezes ao dia. Ou durante 15 minutos pegar o que deve ser jogado fora.

      Minha maior dificuldade é a limpeza da casa. Geralmente eu me matava todo final de semana para deixar tudo brilhando. Daí, percebi que não preciso fazer tudo de uma vez, posso separar o que é mais urgente do que pode ser feito a cada 15 dias. Isso me ajudou muito.

      Ainda não consigo usar o Evernote da maneira que ela propõe, mas a agenda do Google já está sendo uma ótima forma de me organizar.

      Força que você também vai conseguir, Mari!!!

      Bjs

      Excluir
  2. Oi Rosangela, já li esse livro e gostei muito. Já fiz até a resenha dele no meu blog. É um livro muito bom e tem muitas dicas boas . Eu sou meio relapsa com organização mas esse livro me fez pensar melhor em muitas coisas...
    Bjus e até a próxima resenha.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rosangela, já li esse livro e gostei muito. Já fiz até a resenha dele no meu blog. É um livro muito bom e tem muitas dicas boas . Eu sou meio relapsa com organização mas esse livro me fez pensar melhor em muitas coisas...
    Bjus e até a próxima resenha.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.
Adoraremos saber sua opinião.
Deixe seu recadinho para nós.
Bjs!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...