APRESENTAMOS A AUTORA MIRIAN M DE OLIVEIRA


Olá, Clã!!!

Hoje vamos conhecer um pouco sobre a autora Mirian M. de Oliveira participante do Projeto Divulga Escritor.


Nascida em Guaratinguetá-SP, filha adotiva de São José dos Campos-SP e contadora de histórias, Mirian Menezes de Oliveira lançou, em 2011, o livro de poesias “O cientista e a poeta”, pela Editora Triom, com patrocínio do CETRANS (Centro de Transdisciplinaridade), entidade da qual é membro. O livro, ilustrado por Ricardo Chachá, teve seu formato idealizado pela designer Adriana Caccuri, também membro do CETRANS.

Mestre em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação – UBC – Mogi das Cruzes – SP, Mirian Menezes é Especialista em leitura e produção de textos e trabalha como Orientadora de Ensino - Programa Salas de Leitura, da Rede de Ensino Municipal de São José dos Campos. 

Possui artigos publicados nos anais dos seguintes eventos: 17º/ 18º COLE (Congresso Nacional de Leitura – UNICAMP); II Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil e I Fórum Latino-americano de pesquisadores de leitura (PUC – Rio Grande do Sul - 2010); CELLIP – Universidade Estadual de Londrina. Realizou comunicações orais em diversos congressos e seminários de leitura.

Contadora de histórias voluntária na 21ª Bienal Internacional do Livro – 2010 - stand da Volkswagen (Projeto Entre na Roda), e na Biblioteca de São Paulo, em 2011, aos domingos, participa de exposição itinerante de fotopoemas, com o fotógrafo Gilmar Dueñas e com as seguintes poetisas Dyrce Araújo, Érika Siqueira, Rita Elisa Seda e Mirian Cris. Com o fotógrafo possui o Projeto "Diálogo de Olhares" (articulação entre fotografias e poemas). 

Na expansão do trabalho, estabeleceu parceria com a artista plástica Tita Selicani e agora, no "casamento" entre as diversas manifestações artísticas: esculturas em vidro, fotografias e poemas, oficializou-se a parceria "Triálogo de Olhares", através de Vernissage e Exposição:Trilha de Olhares - Fragmentos da Mata Atlântica (apoio do Instituto Eco-solidário). 

Mirian Menezes possui poemas publicados em Antologias; participou do Espaço Papo de Autor, no Salão do Livro de Presidente Prudente – SP, em 2011, e do Festival da Mantiqueira – 2012, em São Francisco Xavier, relançando o livro de poesias "O cientista e a poeta".


Obras:

1. O cientista e a poeta.- 1ª ed. - São Paulo: TRIOM, 2011  (Livro de poesias)

2. A Linguagem Poética e a Busca da Transdisciplinaridade no Ensino Fundamental. Universidade Braz Cubas. Mestrado em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação. (Defesa em 2004) Mogi das Cruzes, São Paulo. 411p. (Dissertação de Mestrado)

3. Sala de Leitura: espaço de cultura. 17º Anais do do COLE (Congresso de Leitura do Brasil) – 20 a 24 de julho de 2009 – UNICAMP – Campinas – SP. 

4. Discursos em rede: A tematização de práticas de Sala de Leitura, na complexa construção de professores leitores. ebooks.pucrs.br/.../6/ARTIGO- CONGRESSOINTERNACIONAL.pdf 

5. Identidade e multiculturalismo: Artes Integradas em Salas de Leitura da Rede Pública de Ensino. In: Anais do XX Seminário do CELLIP – Universidade Estadual de Londrina

6. Literatura e cultura: Rodas de leitura como oportunidades de vivência multicultural e letramento de alunos de todas as idades. In: Anais do II Siniel - Simpósio Internacional do Núcleo de Interdisciplinaridade da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife - vol. 1. Orgs.:Cleber Ataíde & Valéria Gomes. ISSN 2178-3292.

7. Sala de Leitura: Espaço de vivência de múltiplas linguagens - Relato de Prática. In: Revista Linha Mestra - Ano VI. nº 21 (agosto/dezembro de 2012). ISNN: 1980-9026.

Poemas publicados em Antologias da UNIVAP - Universidade do Vale do Paraíba - São José dos Campos - SP (categoria: comunidade)

2001 - Poemas: "Cactos-rosa" e "Poema da Relatividade"

2011 - Poema: "Alternância Tripolar"

2012 - Edição especial da Feira do Jovem Empreendedor Joseense, em São José dos Campos: "Diálogo de olhares" - poemas articulados a fotografias (Gilmar Dueñas), desenhos e esculturas em vidro (Tita Selicani).

2013 - Participação na Antologia "Mulheres da Floresta" - Ed. Scortecci - Promovida pela REBRA.

2013 - Participação na Antologia "Palavras Desavisadas de Tudo', com três crônicas.

2013 - Projeto de participação no Festival Literário da Mantiqueira, em São Francisco Xavier - Exposição na Pousada Quintal da Prosa - Articulação entre fotografias, poemas e músicas.
Links:

Blog    Divulga Escritor    Rebra    Fanpage


Aguardem mais novidades sobre a autora e seus obras!!!

Bjs e boas leituras!!!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Adoraremos saber sua opinião.
Deixe seu recadinho para nós.
Bjs!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...