NOVOS HÁBITOS ESTÃO NASCENDO

Olá, Clã!!!

Hoje vamos falar um pouco sobre mudança de hábito (não, não é o filme das freirinhas, kkkk).

Este ano decidi criar novos hábitos e o principal deles é o da organização. Não que eu seja totalmente desorganizada, há sempre uma ordem no meu caos (que só eu enxergo). E esse é o grande X da questão: sempre há mais caos do que ordem, kkkkk


Como quando desejamos algo, nosso cérebro se foca para nos mostrar tudo relacionado a isso, vários livros, sites e amigos vieram com dicas para essa minha jornada. E, acreditem, ela não é fácil. 

Então, decidi fazer essa série de postagens, para compartilhar com vocês o meu processo de mudança de hábitos e os livros, sites e pitacos de amigos que estão me auxiliando.

Nós nos habituamos tão facilmente com algo (principalmente, se exigir pouco esforço para realizá-lo), que depois para arrancá-lo é quase como arrancar um carvalho com raiz. 

Aliás, jamais conseguimos arrancá-lo totalmente. Só conseguimos modificá-lo ao ponto de nos ser agradável. Eis que novamente as raízes desse novo hábito levam anos para crescer, e também nos acomodaremos a elas e um dia talvez tenhamos de arrancá-las também, pois é nossa natureza. 

Bem, mas voltando ao assunto. Este ano já tive contato com vários métodos de organização, reli outros que já conhecia e comecei a aplicá-los na minha vida. 

O que posso dizer é que em três meses poucas coisas mudaram, mas as que mudaram foram coisas bem significativas, que consequentemente atingiram várias outras. 

Uma delas, por exemplo, foi o de planejar meu dia. Sempre trabalhei com agenda (aliás, amo agendas) para não esquecer compromissos e adivinhem o que geralmente acontecia? Sim, eu me esquecia de verificar a agenda todos os dias e só lembrava dos compromissos em cima da hora. 

Parece tão simples, não é! É só anotar e checar. 

O problema é que eu anotava tudo que precisava fazer na semana no mesmo dia. E ficava como uma louca correndo por toda parte para tentar dar conta. 

Resultado: no final do dia tinha várias tarefas iniciadas, várias sem fazer, outras feitas na correria, algumas eu nem lembrava que deveria fazer e a sensação de frustração de quem desejava ter feito tudo de forma perfeita. 

Então, comecei a organizar minha agenda. Parece tão bobo, né? Mas a maioria das pessoas (incluindo eu) não sabe usar uma agenda. Elas simplesmente anotam tudo, seja o que precisam fazer, ou como um diário, mas não planejam nada.

Somente quando passei a usar a agenda como uma ferramenta e não um caderno de anotações, foi que entendi o que é realmente planejar o dia.

E, quando comecei a planejar o dia, passei a perceber que somente tendo superpoderes eu daria conta de tudo que anotava antes. 

Passei a ser realista e a anotar tudo o que realmente achava que daria conta de fazer no dia. Somente naquele dia. Isso me ajudou a não me cobrar tanto durante o dia e a não me sentir frustada a noite.


Pois, as tarefas daquele dia tinham sido feitas. E as que não deram para fazer, paciência, fica para o próximo dia. 

É só programar seu dia e checar a agenda para ver se está tudo certo! Acreditem, levei um mês para tornar isso realmente um hábito. 

Checar a agenda foi a parte mais fácil. Mas planejar e por em prática as tarefas, sem se sentir culpada pelas que não dariam tempo de fazer aquele dia, isso foi difícil. 

Além do que, sempre temos de lidar com o imprevisto. Terá dias que nada do que você planejou irá acontecer. Noutros parece que o tempo resolveu seguir sua agenda direitinho. 

Você terá que aceitar essas duas condições. O que podemos fazer é planejar nosso dia para facilitar a realização das tarefas e se não der para realizá-las naquele dia... paciência. Acredite o mundo não acabará por causa disso. 

Como diz um meme do Facebook: 

Porém organização não faz mal. Então, o primeiro passo é: sua agenda é uma ferramenta para organizar e planejar seu dia. Use-a!

Nos próximos posts darei dicas dos livros e sites que estou usando. 

Não se preocupem o foco do blog jamais mudará, mas assim como os desafios literários que compartilho com vocês. Resolvi compartilhar este desafio de mudança de hábito (duvido que alguém não lembre do filme toda vez que ler isto, kkkkkk)!

Bjs e boas leituras

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Adoraremos saber sua opinião.
Deixe seu recadinho para nós.
Bjs!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...