#RESENHA MUDANÇAS - L.L. ALVES


As férias chegaram, Verônica está pronta para passar um período com seus pais e longe dos amigos. Mas nada sai como o planejado. 

Verônica está as voltas com o fim do namoro com Jonatas. Um garoto problemático e que se acha o tal. Tanto que a traiu e humilhou-a na frente de todos. 

Juntando a isso todas as neuras da adolescência, Verônica se sente perdida e com raiva. Raiva de tudo e de todos. 

Principalmente de Carlos, um garoto misterioso que a ajuda em uma das brigas com Jonatas. Mas que a trata como se ela fosse uma criança. 

Verônica não entende o que sente por Carlos, mas ao mesmo tempo que tem raiva, também tem uma vontade imensa de estar com ele. Aos poucos eles vão se tornando amigos, mas um novo sentimento começa a brotar dessa amizade. 

"O garoto olhava-a com muita ternura e de um jeito carinhoso - como se ele já a conhecesse, como se sentisse algo por ela que nem mesmo ele entendia. Era como se ele também estivesse sofrendo."

Entretanto, Verônica terá de aprender a controlar o seu gênio explosivo para poder ser feliz. Mas, antes que ela se quer possa tentar, uma tragédia acontece. Presa num cativeiro, Verônica tem de decidir o que e quem é importante na sua vida, para poder salvar-se. 


Mudanças é um livro sobre todos os conflitos da adolescência: a busca da identidade, da autovalorização, do controle emocional, das verdadeiras amizades, dos dramas familiares, do que é certo e errado e de encontrar o grande amor da sua vida. 

Sim, porque nessa fase pensamos que o amor será para sempre. Já conheci algumas pessoas que isso realmente foi verdade. Mas essas são raras exceções. 

A verdade é que ainda estamos buscando alguém que nos complete, sem saber que já somos completos e só precisamos de alguém que queira compartilhar conosco sua vida. Mas Verônica não descobriu isso ainda. 

Primeiro ela se apaixonou por Jonatas, ou achou estar apaixonada por ele. Pois ela se apaixonado foi pela ideia de ser amada. Ela achava que ninguém a amava e que Jonatas, lindo e educado, era seu porto seguro. Porém, descobriu da pior maneira, que ele era só uma pessoa com muitos distúrbios psicológicos que usava a imagem para esconder um verdadeiro louco e sádico. 

Verônica sofre muito com isso e odeia o mundo, mas então Carlos entra na sua vida. De uma forma estranha e misteriosa. Ele parece conhecê-la melhor do que ela mesma. E isso irrita muito Verônica, que acha que não merece ser tratada como uma garotinha. 

"Escute: quantos anos você tem? Quem você é você está percebendo o que está dizendo, como está agindo? Para de agir como se fosse uma garota indefesa e fraca, que precisa de um príncipe para resgatá-la!"

Talvez alguns, quando lerem este livro, irão dizer que foi muita enrolação introspectiva para pouca ação. Porém, lembrem-se de seu tempo de adolescente. 

Tudo virava um drama imenso, qualquer começo de namoro era comemorado como se fosse um casamento. O rompimento era sinônimo de fim da vida e da esperança. Pois é assim a adolescência de todos. 

"Afinal, quem era ele? O que ele queria? Dúvidas e mais dúvidas a deixavam acordada e a faziam questionar aquele pesadelo. Verônica não sabia se Carlos poderia um dia se tornar igual ao Jonatas - afinal, como ela saberia se ele queria apenas seu bem e não machucála? Ela não tinha certeza de nada e o medo... O medo de entregar  seu coração novamente e vê-lo ser despedaçado ainda com mais crueldade era grande demais."

Alguns vivem isso mais intensamente, outro menos, mas todos passam por isso. E a autora conseguiu expressar toda essas dúvidas de forma bem realista. Tão realista que chega a dar nos nervos as neuras da Verônica, daí você para e pensa: “ai, já fui assim” ou “já pensei a mesma coisa nessa época”. E cai na risada. Sim, cai na risada. Pois daí passa a ser engraçado relembrar nossas histórias. 

Dois pontos, porém, que achei que a Verônica foi insana (e quem não foi pelo menos uma vez na adolescência), ambos aconteceram durante seu sequestro. Ela se colocou deliberadamente em perigo, sem necessidade, e é questionável as razões dos atos de uma pessoa. Mas não vou entrar em detalhes para não dar spoilers, mas vocês saberão do que estou falando quando lerem Mudanças. 

L. L. Alves (Luene) tem uma escrita suave. Ela consegue capturar muito bem a essência da alma adolescente. Na verdade sua escrita me lembrou muito um livro que marcou minha adolescência (e de muitos outras pessoas): A Marca de Uma Lágrima, do Pedro Bandeira. 

Embora as histórias tenham em comum o fato de falar sobre conflitos adolescentes e o primeiro amor, não foi isso o que me lembrou o livro do Pedro Bandeira. Mas, sim, a maneira de expressar a emoção dos personagens da Luene. 

Achei a escrita da Luene muito parecida com a do Pedro (principalmente no livro Marca de uma Lágrima). Tanto que me deu saudades de reler esse livro, que li há mais de 15 anos, mas que ainda lembro com carinho. 

Mudanças é curtinho e rápido de ler. Embora eu admita que parei várias vezes perdida nas lembranças da minha adolescência. E é um risco que você também corre graças ao detalhismo da Luene. 

Os capítulos são intitulados de acordo com as fases das mudanças da Verônica e separados por imagens de borboletas. Já que todos nós somos como elas, que precisam de um tempo dentro do casulo para se transformar e voar. E muitas vezes precisamos entrar nesse casulo e nos reinventar mais de uma vez na vida. 

Recomendo este livro a todos que foram, são ou serão adolescentes. Pois todos nós passamos por essa fase, embora depois de adultos acabamos por esquecer isso. Estou ansiosa para ler os outros livros da autora!

Bjs e boas leituras!!!


Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Adoraremos saber sua opinião.
Deixe seu recadinho para nós.
Bjs!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...