[RESENHA] PRINCE OF THORNS - MARK LAWRENCE


Este livro é eletrizante do começo ao fim!!!

Se você espera um livro chocante, cativante e estarrecedor, este é o seu livro.

Prince of Thorns conta a história de Honório Jorg Ancrath, o Príncipe dos Espinhos. Mas não é um simples contar, o livro nos desvenda os acontecimentos pelo olhar de Jorg. Estamos em sua mente, vivenciamos seus medos, desejos, raivas, assassinatos e seu ódio juntos.


Aos nove anos, Jorg viu a mãe e o irmão serem brutalmente assassinados enquanto estava preso aos espinhos de uma roseira-brava. 

Durante um ano, sofreu com o veneno dos espinhos, alucinações e o ódio que brotou em sua alma. Quando se recuperou, descobriu que seu pai, o rei de Ancrath, trocou a vingança pelas mortes da esposa e do filho por cavalos e terras.

“Eu pensava em vingança. Em como ela não me traria de volta aquilo que tomaram de mim. Em como eu não me importava. Agarre-se  a uma coisa por muito tempo, um segredo, um desejo, talvez uma mentira, e ela moldará você. A carência existia dentro de mim, não podia ser deixada de lado. Mas ela bem que poderia ser lavada com o sangue do conde.”

Inconformado com esta situação, Jorg decide procurar seus próprios meios para ter sua vingança. 

Com o ódio fervendo-lhe a alma, Jorg é atraído ao calabouço, onde os prisioneiros que seriam executados no dia seguinte aguardavam. Lá, ele encontra um prisioneiro de pele negra como nanquim, um nubano, sendo torturado.

Jorg não vê medo nos olhos do homem, se tivesse visto teria o abandonado a própria sorte. E isso o faz tomar uma atitude que mudará o rumo de sua vida. Num ato de total loucura, Jorg pede ao prisioneiro que prove o quanto é perigoso e solta uma de suas mãos. 

Sem nenhuma excitação, o nubano dá cabo dos dois torturadores, soltando-se e em seguida libertando os demais prisioneiros. 

Antes de fugir, Jorg lhe cobra uma promessa: uma vida por outra. Jorg quer a ajuda do nubano para matar o responsável pela morte de sua mãe, o Conde Renar. 

Jorg segue o nubano e os demais prisioneiros, ajudando-os na fuga. E se tornando parte do bando, uma irmandade de assassinos que se chamam de “Irmãos da Estrada”.

Esta é a base do livro: Jorg buscando vingança pelas mortes de sua mãe e irmão. Parece clichê, não é mesmo? Longe disso. O livro não começa assim.

A história nos é desvendada alternando capítulos que se passam no presente e no passado. Assim, Jorg não nos é apresentado como um garotinho de nove anos vítima de um jogo de poder. 

No primeiro capítulo, conhecemos Jorg como um adolescente que cresceu em meio a sangue e ódio. Um assassino frio e calculista que espalha morte e desolação por onde passa.

"E assim foi em Mabberton. Duzentos fazendeiros mortos, jogados ao chão com suas foices e machados. Vocês sabem, que avisei que era isso que fazíamos para viver. Eu disse a seu líder, Bovid Tor. Eu lhes dei uma chance, sempre dou. Mas não. Eles queriam sangue e carnificina. E conseguiram."

Em algum lugar nesses anos na estrada, Jorg deixou sua vingança para trás. Mas teria sido isso uma decisão sua ou outros o estão usando como peão num jogo que ele ainda desconhece os verdadeiros jogadores?

Jorg agora deseja unificar os reinos e acabar de vez com a guerra que já dura anos. Mas seu percurso deixa um rastro de sangue e fogo. Será que sobrará algo para se governar quando a guerra terminar?

Jorg jamais imaginava que seu caminho o levaria de volta ao castelo de onde saiu fugido com bandidos e escancararia as portas de coisas que ele jamais pensara existir ou enfrentar.

Este livro é fantástico!

Mark Lawrence nos apresenta um mundo cruel e fascinante. Jorg é um personagem extremamente complexo. Criado para pensar como um rei, ele não sofre se tiver que sacrificar alguns, ou muitos, para atingir seu objetivo. E ele é letal, até para aqueles que andam com ele.

“Deixe os soldados morrerem por sua terra”, eu lhe disse. “Se chegar a ocasião em que precise sacrificar estes campos para sair vitorioso, eu os deixarei arder em segundos. Tudo aquilo que você não pode sacrificar se torna um fardo. Transforma você em alguém previsível, fraco.”

Não há espaço para o amor em sua vida, então o ódio flui por todas as partes. Mas será realmente que ele é assim, ou é fruto de algo maior? De algo que fica escondido nas sombras esperando a próxima jogada?

Muitas surpresas te aguardam neste livro. Se você tiver o sangue frio e a coragem suficientes para chegar ao final.

"As opções podem fugir de mim, mas fugir não é uma opção. Não para mim."

Fiquei realmente fascinada por este livro e pela história. A DarkSide fez um trabalho maravilhoso. A capa está linda, foi mantida a imagem original, mas com tons mais sombrios (que a meu ver ficou muito melhor e mais condizente com a história). 

O livro é em capa dura e os capítulos são separados por páginas pretas que trazem alguma curiosidade sobre os irmãos (fato que amei, pois são coisas que ficariam fora de sintonia se inseridas ao capítulo, mas que dão um charme a mais ao livro).

Prince of Thorns faz parte da Trilogia dos Espinhos e estou extremamente ansiosa para ler o segundo livro (e para tê-los todos na minha coleção).

Obrigada a Editora DarkSide pela oportunidade de conhecer este autor. E obrigada ao Mark Lawrence pelo primoroso trabalho.









2 comentários

  1. Também esse mundo do Jorg!! E concordo com o que disse sobre o trabalho da editora! É incrivelmente lindo!!
    Jorg é aquele anti-herói fácil de se apaixonar.

    Amei a resenha!!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. aaaaaaaaaaaaaa que lindo...

    faz um tempo que namoro esse livro, sabe quando vc espera tanto que tem medo de ler e se decepcionar?
    Mas está na minha meta do ano quem vem já!!

    Parabéns pela resnha!

    http://www.everylittlebook.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.
Adoraremos saber sua opinião.
Deixe seu recadinho para nós.
Bjs!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...