[RESENHA] LÍNGUAS DE FOGO - KAREN SOARELE


Aisling é acordada de madrugada pela sua avó, seu vilarejo está sendo atacado. Mas durante a fuga, Aisling vê que não se trata de um ataque qualquer. Uma salamandra de fogo está destruindo tudo e atacando as pessoas. 

Seu grande amigo Dharon, e o protetor do vilarejo, vai enfrentar o terrível animal. Aisling e a avó já estão a beira da floresta, quando ela percebe que não pode ir. Aisling fica hipnotizada pela batalha e por mais que sua avó tente arrastá-la, ela permanece estática assistindo a luta. 

Quando pensa que a batalha já está vencida, Aisling corre para felicitar Dharon, mas nesse momento a salamandra avança sobre eles. Agindo por instinto para salvar Aisling, Dharon se joga sobre ela e acaba sendo atacado pela salamandra. 

Com o veneno correndo por suas veias, Dharon e Aisling conseguem escapar da salamandra com a ajuda dos poderes de sua avó. 

Mas sua jornada está apenas começando, pois o veneno vai matar Dharon aos poucos, sua única chance de cura está no Templo de Zyria em Hynneldor. 

Agora Aisling terá de enfrentar a estrada, o medo e, muitas vezes, a solidão para salvar seu melhor amigo. 


Assim começamos nossa jornada com Aisling e Dharon. O mundo que eles sempre conheceram não existe mais. Agora é preciso pesar as consequências de seus atos e decidir em quem irão confiar ou não. 

Línguas de Fogo é um livro que fiquei curiosa para ler desde que foi lançado. E não me decepcionou em nenhum momento. 

Myríade é um lugar maravilhoso. Muito bem descrito e nos apresentado através do elemento que domina cada reino. Neste livro conhecemos Vulcannus, terra dos nossos personagens principais, que tem o domínio do fogo. E Hynneldor, terra que está sob o domínio de Vulcannus, mas que tem o domínio do vento. 

Não pude deixar de lembrar da série Avatar: A Lenda de Aang, onde o povo da terra do fogo, desejava dominar e controlar todos os outros povos, pois achavam o seu elemento superior. Vulcannus é bem assim, eles desprezam os outros povos, pois consideram seus poderes insignificantes perto do poder do fogo. Portanto, os outros reinos devem ser conquistados. 

Aisling é uma personagem muito interessante. Ela é apenas uma jovem de um vilarejo, sem treinamento em luta ou desejo de se tornar uma guerreira. Mas quando a situação a obriga a salvar o amigo, ela não pensa duas vezes e vai a luta. Ele comete vários erros, devido a sua inocência sobre o mundo, mas sempre segue seu coração e busca fazer o bem. 

"Por que as pessoas não podem simplesmente viver em paz?"

Dharon é um guerreiro. Foi criado e treinado pelo guerreiro da vila. Sonha se tornar tão bom quando seu mestre que foi chamado para ser um Furioso (a maior honraria para um guerreiro). Mas se vê preso a um pequeno vilarejo, enquanto sonha com grandes aventuras. Porém sua própria aventura não é como esperava. 

"Seja apenas livre como um homem. Como todo homem deve ser! Livre não só para ir e vir, mas também para agir e pensar por si só. Livre para decidir qual é o caminho certo."

Com o veneno da salamandra definhando seu corpo. Passa a maior parte do tempo perdido em delírios ou inconsciente. Tendo de deixar a cargo de Aisling as decisões mais difíceis. Nessa jornada eles farão amigos e inimigos. 

Desmond, de quem já gostei no primeiro instante.  Ele é um mistério, por um bom tempo não sabemos de que lado ele está. Seu seu jeito me lembrou um pouco o atrevimento do Tony Stark (tá, ele não usa uma armadura do homem de ferro, mas vocês vão ver que ele tem uma lábia digna do Tony, kkkkkkk

Marian é durona e muitas vezes despreza Aisling, mas por baixo de toda a pose de durona, ela é uma guerreira cansada da guerra. Desejando apenas a paz para seu povo, mas não vê outro modo de consegui-la sem luta. Aisling é um mistério para ela. Por isso está sempre com um pé atrás com a garota.

Coronela Kendra, uma pistiro, que é enviada para Hynneldor com a missão de acabar com a resistência e se livrar de um “pequeno” problema que causou ao rei. É uma mulher amarga, que não confia nos homens. E foi criada apenas para a luta. Embora parte da amargura dela seja justificada, não dá para dizer que ela faz as coisas só por isso. Ela tem prazer em matar, destruir e, como todo pistiro, não consegue controlar sua fúria. 

O que mais me agradou no livro foi o crescimento dos personagens. Eles são pessoas comuns que se veem em situações de risco e vão aprendendo com cada erro ou acerto. O que os torna mais próximos do leitor.

"Você possui os dons que se procuram em uma pessoa de valor."

É um livro sobre a verdadeira amizade e a lealdade. Sobre seguir seus ideais e lutar por eles. Sobre a bondade, que supera todos os males. 

A Karen soube dosar na medida certa a aventura e o drama, com cenas engraçadas. Sua escrita é envolvente e nos faz ter vontade de devorar o livro, mas torcendo para que ele não acabe (um paradoxo e tanto, kkkk)

Línguas de Fogo é o primeiro livro das Crônicas de Myríade e mal posso esperar para ler os outros (ah, mas a resenha de Tempestade de Areia já está no forno. Segura o forninho, Geovana!! Kkkkkkk)

Recomento esta série a todos que gostam de fantasia, aventura e histórias de luta e amizade. Embora a classificação dos livros seja infanto-juvenil, vejo uma história adulta, que assim como os personagens vai crescer para um desenrolar fabuloso.



7 comentários

  1. Que legal a resenha, adorei!!!! E fico feliz que tenha gostado do livro!
    Obrigada pelo carinho e pelo capricho na resenha.

    Beijos!!
    Karen Soarele

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo bem?
    A história me pareceu ser ótimo, surpreendente, não é do gênero que estou acostumada á ler. Sua resenha ficou ótima <3
    Beijos www.doceliterario.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Sou apaixonada por livros de fantasia e sempre que posso estou lendo algum, então achei a história de Línguas de Fogo bem interessante. Apesar de a capa parecer ser um pouco infantil, acho que a história parece agradar a vários tipode de público, pelo que li de sua resenha.
    Fico feliz que os personagens sejam bem escritos e que tudo seja bem descrito no livro, pois nada mais chato do que livros de fantasia em que o autor não detalha bem cada cenário.

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia o livro, alias, é a primeira vez que eu vejo alguma coisa sobre ele. Gostei muito do enredo em si, acho que pela a sua resenha deu pra perceber que a história tem elementos que eu gosto muito em leituras do genero, e to com muita vontade de ler. Com certeza vai pra minha estante.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Eu já tinha ouvido falar do livro, mas nunca parei para saber do que se tratava, até que recentemente recebi alguns marcadores de livro dos personagens e adorei! Aliás, essa capa é linda demais!! Enfim, adoro fantasias e achei bem legal esse mundo, Myríade parece ser bem interessante e achei bem legal esse negócios dos elementos da natureza dominando cada reino. Os personagens parecem ser bem construídos e gostei de saber que fala sobre amizade verdadeira.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bem?

    Lendo a sua resenha, me pareceu que o livro é um pouco confuso, logo no começo, mas também é cheio de aventura, e confesso que adoro Avatar, e com certeza se tiver a oportunidade vou ler esse livro.

    abs.

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Confesso que essas histórias com temáticas medievais, guerreiros e etc não me chamam muito a atenção, então para eu ler uma história desse tipo ela precisa ter algo diferente, porém não consegui ver isso. Uma pena.

    Mas gostei da resenha.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.
Adoraremos saber sua opinião.
Deixe seu recadinho para nós.
Bjs!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...