O MITO DA SEXTA-FEIRA 13


Feliz sexta-feira 13, Clã!!!

Eu já amo sexta-feiras, imagina as que caem no dia 13!!! E para "nossa alegria" este ano teremos três sextas 13.

A maioria, entretanto, considera todas as sexta-feiras 13 como dias de azar. Ficam com medo de que coisas ruins aconteçam. E, mesmo os que dizem não acreditar, sempre fazem algo "só por precaução". Mas como surgiu essa superstição?

Há muitas teorias para o surgimento desse mito. Vamos conhecer alguns deles:

Uma é uma lenda nórdica sobre um banquete em Valhalla, para o qual foram convidos 12 deuses. Mas Loki não foi convidado e, enciumado, apareceu sem ser chamado e armou uma cilada que acabou resultando na morte de Balder, o deus do Sol ou da luz, o preferido de Odin. Desse relato, surgiu a idéia de que ter 13 pessoas a mesa para um jantar era desgraça certa. 
Já a associação com a sexta-feira parece ter vindo da descaracterização da deusa nórdica Frigga ou Freya pelo cristianismo. Segundo a lenda, quando as tribos nórdicas e germânicas foram obrigadas a se converter ao cristianismo, as narrativas passaram a descrevê-la como uma bruxa, exilada no alto de uma montanha. Dizia-se, então, que, para vingar-se, ela se reunia todas as sextas-feiras com outras 11 bruxas e o demônio, num total de 13 entidades, para rogar pragas sobre os humanos. Isso era usado para incitar a raiva e a animosidade das pessoas contra Frigga, embora nem sequer existissem figuras malignas como o diabo na cultura nórdica.
Como a sexta-feira era um dia consagrado à deusa Frigga ou Freya (cujo nome deu origem ao nome do dia da semana nas línguas anglo-saxônicas - Friday) e, portanto, ao feminino, o advento do patriarcado judaico-cristão fez com que esse dia fosse o escolhido para ser "amaldiçoado", bem como tudo o que dizia respeito às mulheres, como a menstruação, as formas arredondadas, a magia, o humor cíclico, o pensamento não-linear, etc.

Outra teoria, se refere a consolidação dessas duas lendas na última ceia de Jesus. Onde havia 13 pessoas à mesa, às vésperas da crucificação de Jesus, numa sexta-feira. O 13º convidado teria sido o traidor causador da morte de Jesus, Judas Iscariotes, exatamente como Loki foi o causador da morte do filho de Odin, por meio de uma cilada.
Outra teoria se refere a Ordem dos Cavaleiros Templários. O Papa Clemente V, sob pressão do Rei da França Philip IV, acusou de traição contra Igreja todos os templários. Uma ordem de prisão e execução foi enviada secretamente e aberta simultaneamente em todas as localidades, para que os cavaleiros não tivessem tempo de reagir. O dia era 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira.

Para os egípcios, a vida era composta por 12 diferentes estágios para que o ser humano alcance o 13º, que era a vida eterna. Dessa forma, o número 13 foi assimilado com a morte, mas não com uma conotação negativa, mas como uma gloriosa transformação. Essa ligação com a morte permaneceu e foi distorcida por outras culturas que nutriam o medo da morte e não a viam como algo presente no destino de qualquer vida.
Em outros lugares, porém, a sexta-feira 13 é considerada um dia de muita sorte. Por exemplo, na Índia, o 13 é um número religioso muito apreciado e os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Na China, é comum os dísticos místicos dos templos serem encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo e adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas.

Então, sorte ou azar é você quem decide como será a sua sexta-feira 13. Pois, afinal, tanto a sexta-feira quanto o número 13 nada podem fazer para mudar sua vida, seja juntos ou separados.

Para mim, é um dia de muita sorte (assim como qualquer outro), mas eu realmente gosto de sexta-feiras e do número 13 (afinal nasci num dia 13).

Bjs e boa sexta-feira 13!!!!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Adoraremos saber sua opinião.
Deixe seu recadinho para nós.
Bjs!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...