#CULTURAÇÃO - HOJE É DIA DO HOMEM


Olá, Clã!!!

Hoje é o Dia do Homem. Sim, vocês homens reclamam do Dia da Mulher, mas vocês também tem um dia especial para comemorar.

Claro, que não vemos os apelos do mercado para este dia (ainda), mas isso não o torna menos especial.

Afinal, quem não tem um homem especial na sua vida, seja avô, pai, irmão, marido, namorado, filho, sobrinho ou amigo?


Pensando nisso, o Projeto Culturação nos propôs uma homenagem a todos os homens através de cinco autores. 



Está é realmente uma tarefa difícil, pois há vários autores maravilhosos e a vontade é de citar pelo menos uns cinquenta, mas terei de escolher apenas cinco.

Então, selecionei cinco que marcaram minha vida e, além de me deliciar com suas obras, também contribuíram para eu me tornar uma pessoa melhor. Vamos conferir?

1- CHRISTIAN JACQ


Nasceu em Paris (França) no ano 1947.  É um escritor e egiptólogo francês. Escreveu várias obras de ficção sobre o Antigo Egito, notavelmente uma coletânea de cinco livros sobre o faraó Ramsés II, a quem Jacq guarda grande admiração. Até o ano de 2004, já havia escrito mais de cinqüenta livros, incluindo diversas monografias na área da egiptologia. O livro que o fez conhecido para o grande público foi "Champollion O Egípcio".

A sua carreira de escritor, que se iniciou aos 21 anos, segue duas linhas narrativas: uma de autor moderno e outra de romancista histórico.

Ele e sua falecida esposa fundaram o Instituto Ramsés, que se dedica a criar descrições fotográficas do Egito para a preservação de sítios arqueológicos em perigo. De fato, o Instituto conta com a maior coleção de fotografias do Antigo Egito, entre doze e quinze mil, com o projeto de reunir mais de cem mil.

Principais obras: Série Ramsés composta por 5 volumesSérie Pedra da Luz composta por 4 volumes; Série A Rainha Liberdade composta por 3 volumes; A Sabedoria Viva do Antigo Egito; As Egípcias: Retratos de Mulheres do Egito; O Mundo Mágico do Antigo Egito; A Rainha Sol; Nefertiti e Akhenaton: o Casal Solar; Contos e Lendas do Tempo das Pirâmides; Barragem sobre o Nilo; O Caso Tutankhamon; O Pequeno Champollion Ilustrado; O Egito dos Grandes Faraós; Por Amor de Philae; Champollion O Egípcio; entre outras.

2 - J. R. R. TOLKIEN




John Ronald Reuel Tolkien, conhecido por J. R. R. Tolkien (Bloemfontein, Estado Livre de Orange, atual África do Sul, 3 de janeiro de 1892 — Bournemouth, Inglaterra, Reino Unido, 2 de setembro de 1973).

Tornou-se filólogo e professor universitário, tendo sido professor de anglo-saxão (e considerado um dos maiores especialistas do assunto) na Universidade de Oxford.

Tolkien ficou conhecido como o "pai da moderna literatura fantástica" e é amplamente considerado como um dos maiores autores da literatura fantástica de todos os tempos. A suas obras foram traduzidas para mais de 50 idiomas, vendeu mais de 200 milhões de cópias d O Senhor dos Anéis e influenciou gerações.

Principais obras: O Senhor dos Anéis, O Hobbit, Os Filhos de Húrin, O Silmarillion, entre outras.

3- DALE CARNEGIE


Breckenridge Carnegie (Carnagey até 1922) (Maryville, Missouri, 24 de novembro de 1888 — Nova Iorque, Nova Iorque, 1 de novembro de 1955) foi um escritor e orador norte-americano.

Autor de best-sellers como Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas e Como Evitar Preocupações e Começar a Viver, graças ao sucesso obtido chegou a ser conselheiro de líderes mundiais. Escreveu colunas em diversos jornais e teve o seu próprio programa de rádio. 

Fundou o que é hoje uma rede mundial de mais de 2.700 instrutores e escritórios em aproximadamente 90 países em todo o mundo.

Principais obras: Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas;
Como Evitar Preocupações e Começar a Viver; Como Falar em Público e Influenciar Pessoas no Mundo dos Negócios; Como Desfrutar da sua Vida e do seu Trabalho; O Líder em Você; entre outras.

4 - JAMES ROLLINS


Pseudônimo de James Paul Czajkowski, nascido em Chicago, 20 de agosto de 1961. 

James é um graduado da Universidade de Missouri em Columbia, em 1985, com um doutorado (DVM) em medicina veterinária. Seu trabalho de graduação é focada em biologia evolutiva. Posteriormente, mudou-se para Sacramento, Califórnia, onde exerce a sua profissão como um médico veterinário.

Criança, James era fascinado pelas histórias das façanhas de Howard Carter e sua descoberta da tumba do faraó do antigo Egito, o rei Tutankhamon. Esta verdadeira história inspirada no romance de James escavação, em que o protagonista, o arqueólogo Henry Conklin e seu sobrinho sab descobrir uma cidade perdida dos Incas, nas montanhas da floresta andina, que contém um tesouro.

Principais obras: O Mapa dos Ossos, A Ordem Negra, A Nova Traição de Judas, O Último Oráculo, A Chave Maldita, Linhagem de Sangue, entre outras.

5 - MARCOS REY


Pseudônimo de Edmundo Donato (São Paulo, 17 de fevereiro de 1925 – São Paulo, 1 de abril de 1999), foi um escritor e roteirista brasileiro.

Marcos foi também redator de programas de televisão, adaptou os clássicos A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo em forma de telenovela e o Sítio do Picapau Amarelo. Também foi colaborador em episódios do antigo programa Cabaret Literário, exibido no início da década de 80 pela RTC de São Paulo.

Marcos usava sua cidade natal, São Paulo, como cenário de várias de suas obras. O autor se dedicou principalmente às obras voltadas ao público juvenil. Escreveu crônicas, contos e se destacou escrevendo romances. Escreveu também várias obras literárias adultas.

Principais obras: Soy loco por ti, América!; Malditos paulistas; A arca dos marechais; Esta noite ou nunca; O roteirista profissional; 15 para a Série Vaga-Lume; entre outras.



Aí está, minha homenagem a todos os homens através destes cinco autores que influenciaram minha maneira de ler e de ser.

Feliz Dia do Homem!!!

Bjs e boas leituras!!!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Adoraremos saber sua opinião.
Deixe seu recadinho para nós.
Bjs!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...