TOP 15 - ROCK'N ROLL PARA LER E OUVIR


Olá, Clã!!!
Ontem foi o Dia Mundial do Rock!


Não, não estou falando de nenhum desses Rocks aí (essa piada é eterna) e sim do rock estilo musical. 

Para comemorar (mesmo atrasada, mas não tem problema, pois aqui todo dia é dia de rock, bebê) vamos listar alguns livros que falam sobre bandas, música e muito rock'n roll.

1 - Não podíamos começar de forma menos polêmica, com o mito Ozzy Osborne.
Sinopse: Best seller mundial com as memórias de Ozzy Osbourne, um dos nomes mais importantes do rock, formador da banda Black Sabbath e pioneiro do gênero conhecido como Heavy Metal. Ozzy ajudou a moldar um estilo que, anos mais tarde, se tornaria conhecido no mundo todo e adorado por milhares de fãs. Além do impacto musical, sua personalidade carismática e desvairada foi responsável por sua popularidade. Nos anos loucos em que esteve à frente do Sabbath, Ozzy celebrizou-se pelo uso de drogas e um comportamento que resultou em sua saída da banda. Iniciou uma carreira solo bem-sucedida, também permeada pelos excessos. Após a morte trágica do guitarrista de sua banda e grande amigo Randy Rhoads, em um acidente de avião, Ozzy ganhou um pouco de juízo, sem perder o talento. Lançou discos que se tornaram clássicos e voltou a se reunir em algumas turnês com o Black Sabbath, recompondo sua formação original. Formou uma família tão feliz quanto insólita, o que rendeu o convite para um reality show na MTV, "The Osbournes". Nesta autobiografia, o "Madman" conta em detalhes e com muito humor sua trajetória de ladrão barato e desastrado e açougueiro ao sucesso musical. Excessos, escândalos, amor, diversão e rock - um caldeirão da pesada. 

2 - Ainda falando do Black Sabbath temos um personagem que permaneceu na banda em todas as formações.
Sinopse: m ídolo do rock sempre tem muita coisa para contar. E esta é a história de um dos mais importantes guitarristas de todos os tempos. Único membro que esteve desde sempre no Black Sabbath, Tony Iommi criou alguns dos riffs de guitarra mais memoráveis e conquistou uma imensa horda de fãs em todos os continentes, ao lado de colegas de banda igualmente inesquecíveis, como Ozzy Osbourne, Geezer Butler, Bill Ward, Ronnie James Dio, entre outros. Em "Iron Man", ele consegue criar uma autobiografia com todos os elementos que você esperava ler aqui: a infância na Inglaterra, a formação do Black Sabbath, as turnês insanas, os casamentos, as bebidas, as drogas, as brigas, a criação das músicas e as histórias mais malucas que você possa imaginar (ou que talvez nem imagine). Afinal, um homem que se tornou guitarrista mesmo tendo perdido a ponta dos dedos merece nossa atenção. Quem nunca balançou a cabeça ao som do riff de "Iron Man"?

3 - Outra banda polêmica e ícone do rock é o KISS
SinopseCriado em 1973, o KISS abriu novos caminhos no mundo do rock com sua maquiagem elaborada, sua postura teatral, o uso de pirotecnia high-tech e com o som pesado, tornando-se um dos maiores grupos da história da música. O lendário baterista do KISS, Peter Criss, era o coração pulsante da banda. De sua posição elevada sobre o palco, tinha um posto de observação privilegiado de um dos maiores shows de rock de todos os tempos. Com autoconhecimento e maturidade, ele abre seu coração sem nenhum constrangimento, permitindo que mesmo fãs ocasionais do KISS – ou pessoas curiosas em saber mais acerca desse artista – acompanhem com grande interesse os altos e baixos de sua vida e carreira. Com uma cronologia perfeita, Makeup to Breakup instiga e diverte. É o relato definitivo de um dos personagens mais importantes da história do rock.
 
4 - Este sem dúvida é um livro ímpar, como um rapaz que poderia se tornar um grande engenheiro ou matemático acabou se tornando o cérebro da banda The Who
SinopseO livro recapitula com detalhes toda a gestação de um grupo mítico — dos ensaios iniciais com o amigo de infância e baixista John Entwistle ao primeiro contato com o vocalista Roger Daltrey, dos shows na banda The Detours à admissão do incontrolável Keith Moon como baterista da formação clássica do The Who. Townshend também descreve seu processo criativo e não hesita em dar crédito aos músicos que mais o influenciaram, como os Beatles. O contato com outros artistas é uma constante: pela vida do autor desfilam colegas de trabalho (e nomes capitais da música) como Paul McCartney, George Harrison, Eric Clapton, Mick Jagger, Jimi Hendrix, David Bowie e Elton John, entre muitos outros.
Personagem dos anos loucos regados a sexo, drogas e rock 'n' roll, Towshend conta sobre os bastidores do show business com despudor. Fala das dificuldades de manter um casamento quando se é rockstar, do desejo permanente de abandonar o The Who, das farras durante as turnês, das brigas por causa de dinheiro, do conflito entre arte e negócios, do consumo abusivo de álcool e cocaína, das dolorosas perdas de Moon e Entwistle, do amadurecimento da amizade com Daltrey, do prazer renovado de fazer (muito) barulho sobre o palco.

5 - Polêmica é o que nunca faltou em torno de Johnny Ramone
Sinopse: Fundador de um das bandas mais influentes de todos os tempos e ícone do movimento punk, Johnny Ramone (1948-2004) conta toda a sua história e a dos Ramones em sua autobiografia. Criado no Queens, este garoto problemático – que não pensava duas vezes antes de atirar aparelhos de TV de telhados, arremessar tijolos em vidraças ou roubar senhoras idosas – encontrou no rock and roll a alternativa a uma vida sem perspectivas. 
Johnny Ramone não pegou leve na vida real e não faz isso no livro. Em suas polêmicas memórias, revela sua opinião sobre violência, avacalha ilustres colegas músicos, e conta a história de seu relacionamento com Linda, o amor de sua vida. Brutalmente honesto e sincero, Commando é a história de Johnny e a dos Ramones nas palavras de seu criador.

6 - Amado ou odiado, o Guns N’ Roses sempre será lembrado entre as grandes bandas de rock
Sinopse: Duff McKagan conta como foi tocar em uma das maiores bandas de rock do mundo, o Guns N’ Roses. O ex-baixista falou abertamente sobre os primeiros anos da banda e os problemas de drogas sofridos por ele e outros integrantes do grupo.
“A vida é assim, e eu acho que quando vamos pela vida é fácil demonizar as pessoas - especialmente sobre as coisas de que se desfez. Não é apenas uma banda de rock, essa é a natureza humana. A verdade estabelece em outro lugar, provavelmente”, comentou ele quando questionado sobre a forma amigável com que tratou Axl Rose, vocalista da banda, no livro. Depois do relacionamento ruim que tiveram era esperado que ele fosse um pouco menos simpático com o cantor.

7 - O Led Zeppelin é  sem dúvida a banda que mais serviu de influência para muitas outras 
Sinopse Este livro, elaborado por Mick Wall, percorre a história do Led Zeppelin a partir de sua convivência com o grupo. Resultado de anos de pesquisa se baseia não apenas em entrevistas individuais com todos os membros do grupo, mas também na visão que foi adquirida após três décadas no meio musical.

8 - Não tem como deixar este trio ícone de fora, afinal o Motörhead continua na estrada e sem sinal de cansaço

Sinopse: "A história não contada do Motörhead (Overkill: the untold story of Motörhead) é uma biografia em língua portuguesa de uma das bandas de rock mais importantes, polêmicas e influentes de todos os tempos.
Na estrada desde 1975, o power trio britânico comandado pelo lendário Lemmy Kilmister estabeleceu uma trajetória impressionante, pontuada por músicas rápidas, farras homéricas e um dos shows ao vivo mais poderosos que se tem notícia. São quase 40 anos de bons serviços prestados ao rock’n’roll, e a banda não dá sinais de cansaço. Desde a época dos clássicos Ace of Spades, Overkill e Iron Fist, o trio acumula mais de 20 discos de estúdio na bagagem, além de muitos registros ao vivo, coletâneas e dezenas de singles.
Com prefácio escrito por Glenn Hughes (Black Sabbath/Deep Purple), A história não contada do Motörhead faz jus ao seu título, e conta tudo, a história toda, através de entrevistas com aqueles que viram essa viagem rock’n’roll com seus próprios olhos! Groupies, drogas, sexo e rock! Rock pesado, sujo, agressivo, intransigente. Rock ao estilo Motörhead, original e inimitável. Como reforça o autor Joel McIver, num texto exclusivo para o Brasil, “O Motörhead não é apenas mais uma banda de rock, da mesma forma que Lemmy não é apenas mais um ser humano”."

9 - Uma das bandas que mais batalharam pelo seu lugar ao sol, o Iron Maiden hoje é reconhecida mundialmente, mas para chegar a isso foi preciso muita luta e dedicação
Sinopse: A história do Iron Maiden, em sua única biografia autorizada, desde sua origem nos pubs de Londres até seus shows nos imensos festivais mundiais, nos passa mensagens de auto-confiança, determinação e sacrifício pessoal em uma extraordinária odisseia musical. Muitos dos artistas da nova geração citam a banda como a maior influência que eles tiveram. Entretanto, para um grupo famoso no mundo inteiro por suas excitantes performances ao vivo, enormes espetáculos, mais de 60 milhões de discos vendidos, com inúmeras turnês com ingressos esgotados e sucessos sempre no topo da parada, este fenômeno não aconteceu da noite para o dia. Esse sucesso extraordinário da banda, tanto com os integrantes atuais quanto com os ex-membros, junto com gerentes, executivos das empresas de discos, críticos de música, produtores, promotores e outros personagens do mundo da música, passou pelos altos e baixos de se fazer isso em uma enorme indústria conhecida por suas alturas em excesso, bem como suas profundezas desesperadoras. Iron Maiden é um honesto e exaustivo mergulho na história de uma banda que tem resolutamente se recusado a se vender e ainda continua sendo um dos mais originais e respeitados grupos musicais no mundo.

10 - Que atire o primeiro tijolo quem nunca ouviu Another Brick In The Wall

Sinopse: Criada em Cambridge, na Inglaterra, Pink Floyd foi a banda progressista mais influente. Famoso por suas letras contestadoras e shows bem elaborados, a banda que vendeu mais de 230 milhões de álbuns em todo o mundo, também ficou muito conhecida pela desordem e desentendimento dos integrantes, que algumas vezes chegaram a sobrepujar as conquistas.
Interessada em desvendar os mistérios que cercam a polêmica história da banda, a Editora Évora, pelo selo Generale, traz ao Brasil Nos Bastidores do Pink Floyd, a mais completa e detalhada biografia deste ícone do rock moderno. A obra é baseada em entrevistas do autor, Mark Blake, jornalista especializado em biografias de bandas e de músicos, com os membros do grupo, produtores e ex-colegas universitários e foi lançada em comemoração aos 40 anos do “Floyd”, incluindo um caderno de fotos exclusivas.
Blake detalha a trajetória do Pink Floyd desde as primeiras reuniões em pubs de Cambridge até a última apresentação no Live 8, em 2005. O autor se concentra “nas personalidades das pessoas que fazem a música, nas memórias e nas impressões daqueles que estão ao seu redor” e dessa maneira relata os primeiros dias do grupo, os maiores sucessos e explica causas e consequências das brigas entre David Gilmour, Richard Wright, Nick Mason, Roger Waters e Syd Barrett, integrantes da banda.
A trajetória do Pink Floyd é marcada por uma oscilação de altos e baixos e principalmente pelas mudanças de nome e formação, porém, a banda nunca esteve em um declínio total e atrai fãs do mundo inteiro até os dias de hoje.

11- A figura mais exótica do rock também aparece aqui: Alice Cooper
Sinopse: Alice Cooper – Bem-Vindo ao Meu Pesadelo é uma das mais completas bio­grafias desse artista do mundo do rock. Baseado em entrevistas exclusivas com companheiros de banda, amigos, fãs e o próprio Alice Cooper, o autor cria uma leitura eletrizante e altamente compulsiva.
A história de um filho de pastor do sul do continente norte-americano, cuja imagem abrangia toda a parafernália mórbida do terror chocante, traça uma carreira no rock de alturas inebriantes e quedas destruidoras, enquanto Vicent Furnier, também conhecido como Alice Cooper, lutava contra o vício do álcool e outras drogas, assim como demônios pessoais pesados que não tinham nada a ver com a persona teatral dos palcos. 
Em seu cerne é um grande paradoxo: o homem, renascido cristão que ama golfe, parece ser um dos seres mais agradáveis quando não está personificando seu maléfico personagem Alice Cooper.
Acima de tudo isso está a saga nem um pouco enfeitada de um grande sobrevivente do rock’n’roll, cuja jornada pessoal pelo choque, excessos, desespero e redenção faz desta biografia de Alice Cooper uma das mais chocantes e precisas do rock’n’roll. O livro é ilustrado e inclui uma discografia completa.

12 - O artista mais camaleão da história, Bowie e suas muitas faces nos encanta até hoje
Sinopse: O livro traça a carreira do artista desde a sua juventude nos subúrbios londrinos, suas influências e decisões, as descobertas durante as gravações dos primeiros álbuns, até tornar-se figura mundialmente aclamada, cuja obra provoca forte impacto na música e na arte de vanguarda do século XX de maneira geral. Este é o primeiro livro produzido com acesso irrestrito ao The David Bowie Archive, o arquivo pessoal de Bowie com letras originais, trajes de espetáculos, materiais, fotos e objetos. Textos dos curadores do Victoria and Albert Museum sobre a influência de Bowie no mundo da moda, além de ensaios sobre música, cinema, a questão do gênero, entre outros, completam a edição.

13 - Os Rolling Stones tem muitas biografias autorizadas e não-autorizadas no mercado, mas este livro faz um trabalho de detetive na vida dos integrantes da banda

Sinopse:  Nesta biografia, Christopher Sandford narra o drama que norteou a história dos Rolling Stones, desde sua improvável formação até o escrutínio dos episódios mais polêmicos da carreira da banda. O autor entrevistou nos últimos anos as pessoas mais próximas dos biografados – familiares (incluindo os pais de Mick), fãs e contemporâneos – e verificou até mesmo as fichas deles no FBI. Uma abordagem inédita, The Rolling Stones analisa como a mistura de talento, oportunismo, sorte, autodestruição, drogas, sexo e outros excessos fizeram dos Stones quem eles são.

14 - Voltando ao Guns'n'Roses, Slash merece uma menção a parte, pois seu sucesso não foi apenas como membro do Guns e sim por ser o grande guitarrista que é

Sinopse: A aguardada biografia do lendário guitarrista do Guns'n'Roses. Do início da carreira à turnê da atual banda Velvet Revolver, conheça o homem e o mito: todas as lendas sobre sexo, drogas e rock and roll são reveladas ao longo de sua incrível viagem desde a infância até o fim de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos. Slash é tudo o que inspira o mito, o homem, a lenda: ele é engraçado, honesto, de "cair o queixo" - resumindo em uma palavra: exagerado. 

15 - Quem não lembra da boca do vocalista do Aerosmith??? Pois é ele não nos brindou apenas com músicas incríveis e uma filha elfa
SinopseSteven Tyler é vocalista da famosa banda norte-americana Aerosmith, formada em Boston, Massachusetts, no início dos anos 70. Sua trajetória como líder da banda é narrada aqui, por ele mesmo, sem cortes: desde a formação como músico; o afastamento para tratar da dependência de drogas, sem muito sucesso; o regresso em 1984, quando, em turnê, Tyler chegou a desmaiar no palco... Ele também narra suas aventuras sexuais e fala do reconhecimento da paternidade da atriz Liv Tyler. Um livro polêmico - como é, muitas vezes, a vida de um astro do rock.

Aí, está nossa pequena lista de biografia sobre ícones do rock. 

Já sei que muitos perguntaram pelos Beatles, por Elvis ou por Hendrix, mas esses não é preciso citar aqui. É leitura (ou audição) obrigatória para todo fã de rock.

Então, que tal escolher uma dessas biografias e ler ao som do bom e velho rock'n roll???

Bjs, boas leituras e muito rock'n roll, bebê!!!


Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Adoraremos saber sua opinião.
Deixe seu recadinho para nós.
Bjs!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...