ENTREVISTA COM TITO LARAYA

Olá, Clã!!!

Hoje temos uma super entrevista com o autor Tito Laraya. Para saber mais sobre o autor, vejam nossa postagem de apresentação AQUI.



1. Como começou o seu amor pela escrita?
Tito: Desde cedo meus amigos eram os livros, e já que me identificava com a palavra escrita para ler, para escrevê-la foi um pulo.

2. Quais autores lhe inspiraram na sua trajetória de escritor?
Tito: Fernando Pessoa, Platão, Simon Tygel, Machado de Assis entre outros.

3. Você se declara um “escritor impressionista”, uma das coisas que o impressionismo faz é mudar a forma de ver do espectador, tira-lo do convencional. O que o levou a adotar esta forma de interagir com o leitor? De tirá-lo da zona de conforto?
Tito: O fato marcante para isto foi assistir uma peça de teatro “O Labirinto”, um monólogo em que Walmor Chagas recitava textos de diversos autores, que tinha uma tênue linha de união: O Homem!
Ao chegar a casa, isto se deu no primeiro ano colegial, com 14 anos, recitei a peça inteira para meus pais, na verdade contava a minha própria versão do espetáculo. Como acho que o jogo lúdico entre autor e leitor é fazê-lo pensar, sentir... Chegar a uma conclusão sobre u mundo melhor, resolvi as mesmas armas do teatro na linguagem escrita.

4. Por que dividir sua obra entre Brasil e Portugal? E no caso mais recente, a Itália? Por que não publicar aqui e depois exporta-la?
Tito: Eu comecei no Brasil com Textos Barrocos, que agora vai para Portugal. Não fui aceito. Nisto fui a uma gráfica de uma cidade de interior, a Grafilar em São Manoel, que quem tomava conta era um primo meu Ciro D’Avino, e imprimi livros lá, que os distribuía de mão em mão, com Plínio Marcos o fez. Qual não foi minha surpresa, uma portuguesa me procura para ser minha agente literária na Europa, mandei os livros, e apesar de não ter dado certo, a parceria com ela, o caminho estava aberto.

5. Você sente muita diferença entre os leitores portugueses e brasileiros?
Tito: O europeu lê mais livros que o brasileiro, é muito maior o assédio a literatura na Europa que no resto do mundo.

6. Você já tem algum novo projeto em andamento (ou em pensamento)? Poderia nos contar sobre ele?
Tito: Fazer uma peça de teatro com textos meus, e leva-la ao público.

7. Você participou da Bienal do Livro em São Paulo no ano passado. Conte-nos o que você achou do evento e do público.
Tito: Se você vai a Bienal apenas para vender livros, você se frustra, o investimento não vale a pena em função do livro, mas há outros detalhes que são importantes para um escritor, como, divulgação, mídia, distribuição, e em um lugar como este, com enorme assédio, você tem maior chance de resolver esses detalhes.

8. O que você acha dessa nova geração de autores que está surgindo no Brasil? 
Tito: Acho que está havendo uma explosão de talentos, uma época de efervescência cultural, com toda gama e variedade de valores.

9. Qual o livro que está lendo no momento?
Tito: República de Platão e o original, em espanhol de D. Quixote de La Mancha.

10. Sei que você tem uma segunda paixão, a música. Conte-nos um pouco sobre isto?
Tito: Minha família, pelo lado de meu pai, é de músicos italianos, tem um enorme numero de músicos na família, de todo tipo. Assim sendo a música está no sangue, e tocar um instrumento é a forma que existe de tratar o emocional junto com o racional, minha no que escrevo, pois se perder oracional você não toca.

11- Este é um jogo rápido, responda com a primeira coisa que lhe vier à mente:
Livro favorito: Grandes Sertões e veredas de Guimarães Rosa

Escritor favorito: Fernando Pessoa

Exemplo de vida: Mahatma Gandhi

Música: Chaconne de bach, pois se um dia terminar a música do mundo, só com a obra de Bach dá para reinventá-la.

Vida: na simplicidade, no quotidiano mora a felicidade.

Morte: a entrega de si a Deus para avaliação de sua vida.

Amor: a água do dia a dia necessária para viver.

Paixão: a champanhe, e todos os seus efeitos, inclusive a ressaca.

Internet: um mundo sem fronteiras que permitiu uma sociedade mais igualitária.

Sonho: uma companheira.

Inesquecível: o sorriso de uma mulher.

11. Deixe uma mensagem aos nossos leitores: 
Tito: Ao ler: leia com a razão, sem esquecer a emoção, daí bastará à imaginação, e entre o sonho e a realidade botará a forma de um mundo melhor.

Muito obrigada ao autor Tito por esta entrevista. 

Aqueles que se interessaram por conhecer mais das obras do Tito, entrem no SITE do autor e curtam a FANPAGE

Aguardem mais entrevistas!!!

Bjs e boas leituras!!!



Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Adoraremos saber sua opinião.
Deixe seu recadinho para nós.
Bjs!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...